top of page

Dúvidas frequentes

 A psicanálise é uma abordagem clínica que busca tratar os conflitos internos que geram sintomas psicológicos como ansiedade e angústia. Ela ajuda as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos, emoções e o inconsciente.

Na Clínica Klein & Koltermann, você terá psicanalistas qualificados e experientes. 

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com os nossos profissionais.

  • Como agendar uma sessão de terapia?
    Para agendar uma sessão entre em contato com o(a) profissional desejado(a) na página 'Profissionais'.
  • Quanto custa uma sessão?
    O valor da sessão pode variar dependendo dos anos de experiência e da disponibilidade de cada profissional. Geralmente o valor é negociado durante as sessões iniciais.
  • Como funciona uma sessão de psicanálise?
    Em uma sessão de psicanálise, o paciente normalmente está reclinado em um sofá, com o analista sentado fora da vista. O paciente é livre para dizer o que lhe vier à mente, sem se censurar. O analista pode ocasionalmente interpor-se para dar interpretação ou esclarecimento. O objetivo da sessão é que o paciente se torne consciente dos pensamentos e sentimentos inconscientes, o que, em última instância, levará ao alívio dos sintomas e à melhora do funcionamento na vida diária.
  • Qual a diferença entre a psicoterapia e a psicanálise?
    A psicoterapia é um processo onde os pacientes conversam com profissionais treinados a fim de obter informações, identificar padrões de comportamento, trabalhar em favor da saúde mental e na cura de traumas passados. A psicanálise é um tipo específico de psicoterapia que foi desenvolvido por Sigmund Freud. Ela se concentra em explorar a mente inconsciente através de técnicas como a livre associação e interpretação de sonhos, é um processo de auto-exame pelo qual o indivíduo explora seus pensamentos e sentimentos a fim de obter uma compreensão maior de si mesmo.
  • Nunca fiz terapia, será que vou gostar?
    Geralmente, antes do início do tratamento existem algumas sessões em que o profissional e o paciente poderão se conhecer e avaliar se estão de acordo com a proposta. Muitas vezes, por conta de preconceitos e estigmas, o primeiro contato é o mais desafiador. Considere pesquisar sobre a formação do profissional e pense sobre o que você busca com o seu tratamento, mas é somente com a experiência que você conseguirá avaliar se o caminho faz sentido para você. Se tiver interesse, entre em contato com os nossos profissionais.
  • Será que eu preciso de terapia?
    A psicoterapia e a psicanálise ajudam em várias situações, seja para aumentar o autoconhecimento, desenvolver o autocuidado, ajudar em momentos difíceis ou tratar de problemas psicológicos mais graves. Apesar de alguns estígmas relacionadas com a psicoterapia, todo mundo pode tirar proveito dela, tenha você algum transtorno psicológico ou não. Caso você esteja apresentando sintomas de algum transtorno, como transtorno de ansiedade ou depressão temos alguns textos no BLOG que poderão te ajudar a entender mais sobre os sintomas e tratamentos. Quanto antes você buscar ajuda, melhor será o resultado obtido com o processo.
bottom of page