top of page
jacek-dylag-PMxT0XtQ--A-unsplash.jpg
  • Foto do escritorJoão Paulo Koltermann

Como ajudar um amigo deprimido

Atualizado: 8 de jun. de 2023


Como ajudar um amigo deprimido?


Para ajudar um amigo deprimido, existem algumas coisas que você pode fazer. Em primeiro lugar, é essencial ouvir atentamente o que ele tem a dizer, sem julgamento. Deixe-o expressar seus sentimentos e ofereça seu apoio. Compartilhar suas próprias experiências com emoções negativas pode ajudá-lo a se sentir compreendido. Além disso, incentive-o a falar sobre seus sentimentos em detalhes, o que pode ajudá-lo a lidar com seus pensamentos e emoções. Também é importante ajudá-lo a encontrar atividades ou passatempos que possam trazer algum prazer e ajudar na mudança gradual. Além disso, encoraje-o a buscar terapia ou aconselhamento profissional, pois um terapeuta qualificado pode fornecer as ferramentas necessárias para lidar com a depressão. Lembre-se de que a depressão é uma condição séria e requer cuidados profissionais. Com o apoio adequado, é possível superar a depressão e recuperar o bem-estar.



Introdução:


Seu amigo está se sentindo para baixo e precisa de um impulso? Em caso afirmativo, esta postagem é para você. Vou compartilhar com você algumas dicas sobre como ajudar um amigo deprimido.

Quando alguém está deprimido, ele pode se sentir desesperado e desamparado. Pode ser difícil para ele sair da cama ou se concentrar em qualquer outra coisa.

Se você é amigo de alguém que está deprimido, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar. Em primeiro lugar, é importante estar lá para ele. Fale com ele sobre o que está acontecendo e ouça sem julgamento. Deixe-o saber que ele não está sozinho nisso, e que a ajuda está disponível.

Além disso, uma coisa importante que você pode fazer é ouvi-lo. Pode ser difícil para uma pessoa deprimida falar sobre seus sentimentos, mas é crucial que ela tenha alguém que ouça sem julgá-lo. Simplesmente estar lá para ele pode ser muito útil.

Outra coisa que você pode fazer é oferecer suporte por meios práticos. Isso pode incluir cozinhar refeições para a pessoa, fazer compras de supermercado ou simplesmente estar lá para conversar quando ela precisar. Finalmente, tente não exagerar ou ceder em suas mudanças de humor. Isso só fará com que a pessoa se sinta pior sobre si mesma e poderá dificultar a busca de ajuda no futuro. E, é importante incentivá-los a procurar ajuda de um profissional, on-line ou em sua cidade. Um terapeuta pode ajudar a pessoa a aprender a lidar com sua depressão e um médico pode fornecer medicação, se necessário.

de ajudar a pessoa a aprender a lidar com sua depressão e um médico pode fornecer medicação, se necessário.



Mostra uma pessoa dando a mão para outra
Dar a mão

Ouça atentamente o que o amigo tem a dizer


Quando se trata de depressão, as pessoas muitas vezes sentem que são as únicas que estão passando por esse momento difícil. No entanto, como amigo íntimo de alguém que está deprimido, ou mesmo de um membro da família, é importante ouvir atentamente o que ele têm a dizer. Dessa forma, você pode ajudá-lo a se sentir apoiado e compreendido. Pode ser difícil assistir a um amigo lutar com esses sentimentos, mas ser solidário e compreensivo pode proporcionar uma diferença significativa.


Algumas coisas que você pode fazer ao ouvir um amigo deprimido incluem:


1. Ouça sem julgar. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu amigo é ouvir sem julgamento. Deixe-o falar sobre seus sentimentos e o que ele está lutando na situação atual. Não tente resolver os problemas dele ou dizer a ele o que ele deve fazer — basta ouvir e oferecer seu apoio.


2. Compartilhe suas próprias experiências com emoções negativas. Isso ajudará a outra pessoa a se sentir mais conectada e compreendida.


3. Incentive a pessoa a falar sobre seus sentimentos em detalhes. Isso a ajudará a trabalhar com seus pensamentos e sentimentos em um nível individual.


4. Ajude a pessoa a encontrar atividades ou passatempos que a deixem feliz, como um primeiro passo de mudança.

Ajude um amigo com depressão a encontrar terapia ou aconselhamento


Ajudar um amigo deprimido a encontrar terapia pode ser uma tarefa assustadora. Existem muitas opções disponíveis, e pode ser difícil saber por onde começar. É importante lembrar que nem todas as opções funcionarão para cada pessoa, por isso é importante encontrar um terapeuta que compartilhe os valores e as crenças de seu amigo. Além disso, pode ser útil incentivar seu amigo a manter um diário no qual ele possa listar seus pensamentos e sentimentos. Finalmente, é importante oferecer suporte e compreensão durante esse período, por isso, é importante encontrar um bom terapeuta com currículo que se alinhe com suas necessidades e objetivos.

A depressão é uma condição psicológica muito real que requer cuidados profissionais. Não tratada, a depressão pode levar a sérios problemas de saúde e até pensamentos suicidas. Mas com a ajuda de um terapeuta qualificado, a maioria das pessoas pode superar a depressão e recuperar seu bem-estar.


Conclusão


Lidar com a depressão pode ser difícil, mas não é impossível. Com o apoio de amigos e familiares, nosso amigo deprimido pode passar por esse momento difícil. É importante lembrar que não estamos sozinhos nesta batalha. Há esperança de recuperação, e com o sistema de suporte certo, a depressão pode ser superada.


Referências extras:

Social support and protection from depression: systematic review of current findings in Western countries: Este artigo faz uma revisão sistemática dos estudos que investigaram a associação entre o apoio social e a proteção contra a depressão em países ocidentais. Ele mostra que o apoio social tem um efeito protetor direto e indireto sobre a depressão, e que diferentes tipos e fontes de apoio social podem ter diferentes impactos. Ele também discute as implicações para a prevenção e o tratamento da depressão.


How to help your depressed friend? The effects of interactive health narratives on cognitive and transformative learning: Este artigo explora os efeitos de narrativas digitais interativas sobre a depressão no aprendizado cognitivo e transformador dos leitores. Ele compara uma versão tradicional (sem agência) e uma versão interativa (com agência) de uma narrativa sobre depressão, e avalia os papéis mediadores da identificação, do transporte e da motivação intrínseca. Ele mostra que a agência na narrativa interativa aumenta a identificação com o personagem cuidador e a reflexão sobre como abordar as pessoas com depressão de forma sensata.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page